COVID-19 e o impacto na Economia

Como reduzir o impacto econômico causado pelo COVID-19 nas pequenas empresas ?

Para as pequenas e médias empresas, as previsões do impacto causado pelo COVID 19 são quase que certeiras, é nessa hora que os empresários devem redobrar a atenção e prepararem-se para os problemas que potencialmente encontrarão pela frente.

“O pequeno e médio empresário que estiver trabalhando com caixa muito apertado, dependente de receitas frequentes da sua operação para equilibrar sua vida, vai sofrer muito. Existe uma possibilidade grande de aumento do índice de inadimplência, quebradeira, não pagamento de salário, renegociação de comissões e afins”, afirma Roberto Kanter,  professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas.

Muitos setores já sentiram os efeitos: Academias, eventos, shows,  fotógrafos, empresas do ramo de transporte, cinema e até mesmo restaurantes, já está havendo uma redução significativa da demanda.  Conquanto, há setores que sentem um efeito positivo: serviços de delivery —já que as pessoas tendem a evitar se expor a riscos saindo de casa— e de saúde, como farmácias e indústrias do ramo.

Então, caso sua empresa não trabalhe com Delivery  é a hora certa de começar a fazê-lo, antes vender algo do que não vender nada. Ademais, é a hora de começar elaborar estratégias para os cenários que estão por vir, evitar desperdícios, não gastar dinheiro com o que não for necessário ou urgente e rever o fluxo de caixa para os próximos meses,  negociando eventuais dívidas com antecedência.

Como estamos em um momento de muita incerteza, não dá para cravar uma previsão ainda. Pode ser que a gente vire a Itália, pode ser que pouca gente pegue a doença. Não sabemos. Então tente desenhar dois ou três  futuros possíveis e antecipar os movimentos que você pode fazer, identificando os sinais de alerta que mostrariam que cada cenário está se concretizando”, afirma o professor do Insper.

Em tempos de crise, apenas aqueles que se adaptam melhor aos cenários incertos sobrevivem.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo