A importância da Auditoria Interna para as Organizações

A Auditoria tem um papel fundamental dentro da empresa, para que as  empresas continuem crescendo e tendo credibilidade no mercado. Isso porque atualmente a tecnologia está em constante avanço e a competitividade no mercado cresce cada vez mais, assim, é de extrema importância a contribuição da auditoria interna para melhoria nos processos e segurança nas informações para tomada de decisões. A auditoria está diretamente ligada a administração e fornece maior segurança nas informações, além de contribuir para melhorar o desempenho das atividades da empresa.

Como já sabemos, a auditoria interna tem um papel importantíssimo no controle das operações de uma empresa, ela é responsável pela identificação de eventuais falhas que possam vir acarretar perdas e ineficiências na gestão, através da revisão dos controles internos. Auxiliam na melhoria dos processos apontando para a administração recomendações para que o problema seja tratado, visando melhorar o  desempenho sem perder eficiência e qualidade. Vale ressaltar que do processo de auditoria é necessário que o auditor elabore um relatório que consiga expressar os resultados alcançados através dos levantamentos de forma clara, objetiva e coesa, para que a administração entenda os pontos apontados e tome as medidas  corretivas, acerca dos pontos levantados na auditoria.

É importante frisar que cada organização tem sua forma de administrar, mas o objetivo principal da maioria é o mesmo: lucro.

E para que isso seja alcançado é necessário investir em um controle  interno de qualidade do qual supervisionem a qualidade e responsabilidade dos executores, evitando prejuízos desnecessários,  melhorando a produtividade, qualidade, satisfação dos clientes, responsabilidade social e desenvolvimento dos recursos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo